Fale Conosco: +55 (11) 1234-5678

Recursos - Devocional - Quem você é, Saul ou Davi?

19Fev2018

Quem você é, Saul ou Davi?

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto."
Salmos 51:10

Vemos na Bíblia dois grandes exemplos, sendo um muito bom, e que deve ser seguido. E outro que nos serve de lição de como não agir perante ao Senhor. Temos dois reis, ambos escolhidos e ungidos por Deus. Qual a diferença dos dois?

Saul foi eleito por Deus, porque o povo queria um rei, assim como as outras nações, porém o Rei da nação de Israel era o próprio Deus, então pedindo um rei, o povo estava rejeitando o reinado do próprio Deus para poder ter um reinado humano.

Deus aceitou dar um rei ao povo, porém advertiu ao povo sobre diversas obrigações que teriam a partir dali. Com o tempo, Saul foi perdendo o temor que tinha de Deus e agiu diversas vezes em rebeldia às instruções do Senhor

Davi era realmente temente a Deus, era não somente o homem segundo o coração de Deus, mas era um homem que obedecia a Deus, e O honrava em tudo o que fazia e que realmente se importava em fazer a vontade de Deus! Davi não dava um passo sem consultar a Deus. Enquanto Saul desprezava as ordens de Deus e menosprezava as instruções de Samuel. 

Inclusive, Deus escolhe e unge Davi, devido a consequência do pecado e desobediência de Saul (1 Samuel 15)

Outra diferença bem clara entre os dois, é o coração quebrantado. 

Enquanto Davi se quebrantava diante do Senhor, implorando para que Deus não retirasse dele a presença do Espirito Santo devido ao seu pecado (Salmos 51:11). Saul rejeitava as instruções do Senhor, era orgulhoso e cheio de si, e até aos mortos chegou a consultar (1 Samuel 28).

A reflexão que quero que tenhamos hoje, é: Será que somos iguais a Saul, ou iguais a Davi??
Que a nossa geração se levante assim como Davi, e dê o seu melhor, adore ao Senhor em Espirito e em Verdade, faça a vontade de Deus e vença as batalhas em nome do Senhor dos Exércitos.

E que possamos ter um coração puro e um espirito reto assim como Davi ansiava ter.
Deus te abençoe!