Fale Conosco: +55 (11) 1234-5678

Recursos - Devocional - Sobre guardar o coração!

08Ago2016

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” 
Provérbios 4:23

É para dentro do nosso coração que colocamos todos os sentimentos, os bons e os ruins, principalmente.
Popularmente, nos referimos a uma pessoa dizendo se ela é boa ou ruim dizendo: “Fulano tem o coração bom. Ou fulano  tem um coração ruim”.

Salomão diz em provérbios que se a sabedoria entrar em nosso coração e também o conhecimentomais agradável será a nossa alma (Provérbios 2:10). Um coração sábio saberá discernir melhor a cerca de suas escolhas, saberá discernir o que deve e o que não deve ficar guardado. Aquilo que precisa ser tratado e expelido e o que deve ser mantido e regado. Ele também nos orienta a obedecermos aos mandamentos dos nossos pais e amarramos esses mandamentos em nosso coração. (Provérbios 6: 20,21).Fazendo assim, não nos esqueceremos de tudo o que aprendemos e desta forma, evitaremos de tropeçar, pois os tropeços, machucam e muito nosso coração. Foi ele quem afirmou que “O coração alegre deixa o rosto mais bonito...o coração alegre é um banquete contínuo” Provérbios 15:13, 15... mas “o coração ansioso deprime o homem.” Prov. 12:25

Minha reflexão para nós é: o que tem habitado em nosso coração, será que temos colocado nossa vida em perigo por conta daquilo que temos guardado dentro dele?
Seria mágoa, raiva, rancores, tristezas, mentiras, falta de perdão, sentimento de rejeição, pecados? Todos esses citados nos leva a morte – morte espiritual, morte emocional e até a morte física.

Nos versículos seguintes ao texto principal dessa reflexão ele diz sobre algumas coisas que devemos fazer e acredito que desta forma estaremos protegendo esse órgão tão essencial para a nossa sobrevivência.
Acompanhe: “Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. Os teus olhos olhem para  frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” Provérbios 2: 23-27

A Boca é uma janela de entrada que afeta o nosso coração, assim como os nossos olhos, os nossos pés, os nossos ouvidos e inclusive as pessoas que escolhemos para estarem perto de nós.

Que possamos nos proteger cuidando do nosso coração! Contando ao médico dos médicos e confessando a Ele toda a impureza que tem habitado em nós e, desta forma, estaremos escolhendo viver de forma que agrade ao Senhor.
Tenhamos no coração sentimentos que trazem vida: alegria, paz, sinceridade, amor, perdão  e não desviando da verdade da Lei do Senhor e assim teremos, com certeza, uma vida longa e próspera e as pessoas ao se referirem a nós dirão: “Ele/ela tem um coração bom!"

Deus nos abençoe