Fale Conosco: +55 (11) 1234-5678

Recursos - Devocional - Descobrindo Propósitos - parte 2!

29Mai2017

Esta segunda parte, quero tratar sobre um personagem na Bíblia pouco conhecido, mas que tem uma história extraordinária, relatada no livro de Juízes, capítulo 11.
Jefté, um homem valoroso, como define a Bíblia, era filho de uma prostituta, com quem seu pai, Gileade, se relacionou, e após uma disputa familiar, Jefté foi expulso de casa pelos seus irmãos e passou a morar na Terra de Tobe.

“Então Jefté fugiu de diante de seus irmãos, e habitou na terra de Tobe; e homens levianos se ajuntaram a Jefté, e saíam com ele.” Juízes 11:3

A terra de Tobe significava o lugar de isolamento, daqueles que estavam sem identidade, sem esperança de dias melhores, lugar de degradação e de influências destruidoras. Jefté chega neste lugar, após o trauma de viver a rejeição de sua família, e ter que recomeçar sozinho num lugar hostil e sem qualquer perspectiva.
A partir deste momento, Jefté, parece construir um novo começo e a redefinir seu destino.
Normalmente, me deparo com pessoas que culpam tudo o que está a sua volta pelas tragédias que vivem e com isto perdem grandes oportunidades na vida. Vivem justificando que não avançaram, que não se livraram de vícios e pecados, que não têm forças para viverem plenamente na presença de Deus, por conta do ambiente ou das pessoas com quem convivem.
A história de Jefté, poderia ter o mesmo roteiro, por ter ele vivido cercado por um ambiente e pessoas que o agrediam em todo tempo. Até que os propósitos de Deus encontraram Jefté no meio do caos, e o tornam um dos grandes juízes da história de Israel, fazendo-o avançar e conquistar mais do que terras e riquezas, mas a certeza de estar fazendo exatamente o que Deus o criou para Ser.

“Porém o rei dos filhos de Amom não deu ouvidos às palavras que Jefté lhe enviou.
Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés, passando por Mizpá de Gileade, e de Mizpá de Gileade passou até aos filhos de Amom.” Juízes 11:28,29

Que sua história ainda seja marcada por este encontro, onde os propósitos pelos quais Você foi criado, possam encontrar-se com sua total disposição de torná-los uma realidade.

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” 2 Timóteo 1:7

Tenha uma semana abençoada!