Fale Conosco: +55 (11) 1234-5678

Recursos - Devocional - Ele investiga minunciosamente os nossos corações!

14Jun2017

Eu, o  Senhor, esquadrinha o coração, eu provo os pensamentos (Jeremias 17:10a)

Na Bíblia tem uma historia de uma mulher chamada Ana, estéril, casada com Elcana, que também era casado com Penina. Ana não tendo filhos  sofria há  anos pela humilhação e pelas afrontas de Penina. De ano em ano  Elcana juntamente com suas mulheres saiam de sua cidade e iam até  Siló, a fim de adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor e Ana, com certeza, colocava as suas queixas no Altar do Senhor.  Essa história podemos ler na Bíblia, no livro de 1º Samuel 1 e no versículo 6 parte b, a Bíblia também registra que “O Senhor não permitia que ela tivesse filhos”, isso nós traz uma reflexão: Quais eram as motivações de Ana em suas orações ano após anos ? Para quê ela queria um filho? Talvez fosse para não ser mais afrontada por Penina, sua rival? Talvez para deixar de ser conhecida como a mulher estéril, sinônimo de vergonha para época, porque era comum  ter descendentes  para dar continuidade ao nome da família?

Mas Deus tinha um plano maior  para vida de Ana, para sua descendência. Deus precisava de um profeta,  de um  sacerdote, um  Juiz para Israel, um  homem que iria ungir o primeiro rei de Israel  “ Saul” e depois “ Davi” .

E Deus leva Ana para esse entendimento, e as suas suplicas foram mudadas!
“ Aí Ana se levantou aflita e, chorando muito, orou a Deus, o Senhor. E fez esta promessa solene: — Ó Senhor Todo-Poderoso, olha para mim, tua serva! Vê a minha aflição e lembra  de mim! Não esqueças a tua serva! Se tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a ti por toda a vida e que nunca ele cortará o cabelo. 1º Samuel 1:10, 11

As motivações de Ana foram mudadas!
“ Quero um filho,  somente para que eu possa dedicar-lo a ti”
E o Senhor que esquadrinha, sonda os nossos corações minuciosamente viu no coração de Ana uma motivação diferente daquela que havia sido feito ano após anos .

O Senhor muda a vida de Ana  “ E o  Senhor respondeu à oração dela. Ela ficou grávida e, no tempo certo, deu à luz um filho. Pôs nele o nome de Samuel e explicou: Eu pedi esse filho a Deus, o Senhor. ” ( 1 Samuel 1: 19-20).

Como tudo muda quando somos levados a entender e a viver os propósitos do Senhor para nossas vidas, família.
“ Confie no Senhor de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo” ( Provérbios 3:5-6)
“ Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te susterá ”( Salmos 55: 22)

Deus te abençoe