Fale Conosco: +55 (11) 1234-5678

Recursos - Devocional - Tudo pode ser diferente em 2018!

01Jan2018

"Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o Senhor." Ageu 1:6-8

Este ano que termina, pode ser na sua opinião um dos mais difíceis já vividos por você e sua família, como foi a realidade de milhares de brasileiros que foram atingidos pelo desemprego, pela precariedade do atendimento público na saúde, na educação, nos serviços básicos, pelo aumento das crises familiares motivadas pelo alcoolismo, pelas drogas, pela violência, por problemas financeiros e poderia citar tantos outros exemplos, que ajudam muito a piorar a vida das pessoas e que fatalmente, enfraquecem a esperança de um novo olhar sobre o amanhã.
O profeta Ageu, traça um diagnóstico da realidade de sua época e que contém muitas semelhanças com os nossos dias. Parece que este profeta estava vivendo nos nossos dias e em nosso país.
Como que dizendo, vocês batalham muito, trabalham demais, mas recolhem pouco, não há provisão suficiente, por mais que consigam comer e beber, há uma insatisfação constante, o salário recebido parece desaparecer num saquitel furado, sem se dar conta de qual foi o destino. O próprio retrato de muitos de nós, reproduzido 5 séculos antes de Cristo, mas com uma revelação divina que mudaria tudo naquela época e que pode mudar tudo em sua vida a partir deste novo ano!

1. Considerai os vossos caminhos' (v.7) – a primeira instrução foi, olharmos para o que Deus já fez um dia e nos lembrarmos que já desfrutamos da Sua fidelidade em nosso passado;

2.  'Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa' (v.8) – esta foi a segunda instrução.

 'Subi ao monte', dirige os nossos olhos a voltarem-se para Deus nos lugares altos, além das circunstâncias naturais, em seguida, o profeta declara 'trazei madeira', o que representa nosso empenho pessoal em mudar o que for preciso para permanecer na presença Dele o agradando com tudo o que fizermos, e assim estaremos prontos para 'edificar a casa', ou seja, construirmos um novo amanhã;

  1.  '...minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa.' (v.9) – e por fim, o profeta alerta, não esqueçam da minha Casa, não abandonem a minha presença, não deixem de lutar pela minha causa.

Comece 2018, provocando as mudanças necessárias que te levarão a um novo e surpreendente ano que te espera muito diferente do que Você já foi um dia!

A reação destas advertências gerou um despertamento no governador de Judá, nda época e em todo o povo, que em 23 dias se puseram a trabalhar e se prepararam, mesmo que as circunstâncias não tivessem sofrido qualquer mudança, a viver uma nova e desafiadora realidade.