Fale Conosco: (11) 3774-5605 / (11) 3774-4530

Missões - Caixa de Sapato

Em 1995, a Operação de Natal das Crianças se fundiu com a organização Samaritan’s Purse (Carteira dos Samaritanos), que ajudou a lançar a campanha em outros países, e doadores em todo o mundo foram capazes de encher caixas de sapatos com presentes para ser entregues às crianças necessitadas.

Características especiais:

A combinação de características especiais ajudou a Operação de Natal das Crianças a continuar a crescer com sucesso. Primeiramente, a organização tem um grande número de voluntários registrados, que anualmente visitam escolas, locais de trabalho e outros pontos de foco da comunidade para espalhar ativamente a mensagem da campanha das caixas de sapatos. Os voluntários são também responsáveis por organizar a bonita tarefa de entregar as caixas de sapatos pelo mundo.

Em segundo lugar, embora o objetivo da campanha permaneça o mesmo - oferecer caixas de sapatos com presentes para crianças necessitadas - o modo como as pessoas fazem isso está se diversificando. Por exemplo, a partir desse ano as caixas de sapatos podem ser criadas também pela internet, com os doadores selecionando de um leque de opções de presentes para colocar nas suas caixas. Essas caixas virtuais são montadas manualmente por voluntários da Operação de Natal das Crianças e são entregues. Esse novo método de doação tenta fazer a participação ser mais rápida e mais fácil, bem como estender o alcance do apelo a qualquer pessoa que acesse a internet. Porém, ultimamente, as inovações da organização para captação de recursos não seriam possíveis se não fossem pelos seus voluntários, demonstrando a importância de recrutamento e manutenção do apoio voluntário.

Influência/Impacto:

Em 2009, aproximadamente 1 milhão e 200 mil crianças de 13 países no Leste Europeu, Ásia Central e África receberam caixas de sapatos com presentes. Essas caixas foram entregues para crianças que de outra forma não teriam recebido nada para o Natal, como crianças em hospitais, orfanatos, e de famílias que vivem na miséria. A Operação de Natal das Crianças planeja cuidadosamente onde serão entregues as caixas de sapatos para alcançar aquelas que mais necessitam, e foi decidido que neste ano algumas das caixas serão enviadas para as crianças do Haiti, que estão lutando para se recuperar dos efeitos do terremoto de janeiro.

Resultados:

Desde o início de 1990 mais de 81 milhões de caixas de sapatos foram enviadas às crianças no mundo todo através da Operação de Natal das Crianças, demonstrando quanto sucesso essa campanha alcançou. Outros recursos captados pela Operação têm também sido investidos em projetos para melhorar a qualidade de vida das crianças no mundo todo, por exemplo, desenvolvendo projetos de futebol (escolinhas de futebol), construindo áreas de recreação e melhorando o acesso à água potável e limpa.

Méritos:

A Operação de Natal das Crianças é um excelente exemplo de como uma pequena iniciativa pode decolar para o sucesso se houver sintonia com a vontade do povo e também captar precioso apoio voluntário. Fala-se que o Natal é um tempo de dar e a campanha abraça essa generosidade ocasional. No entanto, ela também proporciona algo em retorno: uma valiosa oportunidade de ensinar às crianças a importância de ajudar ao próximo. Tendo uma proposta educativa tão clara, a Operação de Natal das Crianças pode atrair uma maior atenção ano após ano, devido ao contínuo sucesso da organização e crescimento com novos meios que ajudam a tornar a participação do povo nessa campanha mais fácil.